opinião

OPINIÃO: Um jovem com mais de 80 anos


Jovem é aquele que não perdeu a vontade de sonhar, nem perdeu a esperança. É aquele capaz de surpreender, que está sempre em movimento, que se preocupa com a novidade, que prioriza o amor. Essas características encontramos na figura do papa Francisco, que a cada dia nos surpreende com seu modo jovem de ser e agir.

Segundo o Papa, atualmente existem duas categorias de excluídos: os velhos e os jovens. Em relação aos jovens, ele diz que se os adultos quiserem falar com os jovens, que caminhem com eles, mas alerta que não queiram ser seus professores ou mestres, pois eles não gostam de ser comandados; gostam, sim, de ser ouvidos. Ele coloca muita esperança nos jovens, pois eles são de fundamental importância para o futuro da humanidade.

Realmente, nós também depositamos esperança nos jovens, porém, o mundo também necessita de jovens como o Papa Francisco que, aos 81 anos, continua a nos surpreender; a nos mostrar caminhos de esperança e estimula-nos a viver com muita alegria e amor. Prova disso são seus últimos escritos, como a Exortação "Alegrai-vos e Exultai", na qual trata sobre a nova visão de santidade. Ele convida-nos a criar uma nova cultura a respeito da santidade e conclama-nos a buscá-la através de simples gestos cotidianos, como uma saudação carinhosa, um abraço solidário, um sorriso gratuito, um aperto de mão fraterno, uma palavra de conforto, ou até cumprir tarefas normais do dia a dia com ternura e e dedicação.

Francisco surpreende ainda ao falar que gosta de ver a santidade no povo paciente de Deus: "nos pais que criam seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas. Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Esta é muitas vezes a santidade 'ao pé da porta'. Santidade que é o rosto mais belo da Igreja".

Encontramos também a juventude nas palavras do seu livro com o título: Deus é Jovem, no qual ele diz que os jovens são profetas com asas; são fortes graças à sua singularidade, suas diferenças e sua aparente fraqueza. Ele diz: "os jovens são profetas que voam mais longe, que voam sobretudo para levar a mensagem de paz, de esperança e de amor nessa sociedade triste e desesperançada". Com certeza, precisamos muito desses profetas com asas de esperança, de ternura, de solidariedade, para levar a novidade do amor de Cristo particularmente aos outros jovens.

Felizmente, temos como nosso Pastor esse homem maduro, mas de ideias jovens que compreende mais do que ninguém o seu rebanho; que se preocupa com a humanidade, que dá bons exemplos, que nos orienta para uma caminhada de santidade. Eis em nosso cenário, o Papa com mais de 80 anos, com um coração que pulsa alegria e uma mente brilhante a nos ajudar na busca do caminho da santidade, do Reino de Deus.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OPINIÃO: Ensaio para o fim do mundo Anterior

OPINIÃO: Ensaio para o fim do mundo

OPINIÃO: Bom senso e canja de galinha não fazem mal a ninguém Próximo

OPINIÃO: Bom senso e canja de galinha não fazem mal a ninguém

Colunistas do Impresso